Wednesday, September 14, 2005

Caezinhos e lambidelas

Desde que me lembro de ser gente, sempre quis ter um cão. Os motivos variavam com a idade, com a disposição, enfim..com a vida! Quando era criança, gostava da ideia de ter um cão para rebolar no chão, para me acompanhar nas brincadeiras, nos joelhos esfolados, até para me roer as bonecas. Até ao dia em que a minha tia arranjou uma cadelinha muito esperta, a Margarida. Uma linda e traquinas Serra D´Aires, que fez parte da família por uns bons 14 anos. Brinquei e aprendi muito com ela, foi a minha primeira experiência directa com um animal. Creio que os peixes que eu, inocente e inconscientemente, enventrava e cortava às postas não contem para esta estatística. Foi uma fase em que tinha a certeza que o meu destino seria atrás duma banca a vender peixe, era eu uma miúda de 7 ou 8 anos. Apesar de ter uma irmã, habituei-me a brincar sozinha. A diferença de idade não lhe permitia ocupar qualquer parte do córtex comigo. Aliás, não só me habituei, como gostava. Desde cedo revelei ser uma criança e, mais tarde, uma adolescente solitária e metida comigo mesma. Uns largos anos mais tarde, a Margarida foi para o Paraíso dos Cães e eu fiquei devastada. Uma vez mais, não mostrei o que sentia, guardei a mágoa, as lágrimas e o tempo foi passando. Habituei-me de tal forma a esconder, a conter e a reprimir as minhas emoções, que extrapolei isso para toda a minha vida. Aí surge o motivo mais macabro e maquiavélico de querer ter um cão. Cheguei à conclusão que, uma das formas de conseguir despejar as minhas emoções é tendo um cão, um animal que me ouça sem me fazer perguntas, que me dá carinho e amor em troca do mesmo. Uma relação de reciprocidade sem quaisquer segundas ou terceiras intenções. Amor e lealdade. Tudo isto porque, desde há uns meses, que tenho uma cadelinha na minha vida, a Pipa. Meiga, amiga, dócil e muito, mesmo muito esperta! Até tem direito a um espacinho na net. Juntei-me com duas amigas, também elas adoradoras de cães, em especial cadelinhas e fizemos um blog dedicado a estes amigos tão especiais. O blog foi inaugurado hoje e será composto de fotos, elas são muito vaidosas, histórias e experiências.

No comments: